domingo, 18 de novembro de 2012

A História da matemática


Há muitos e muitos anos atrás, o homem primitivo não precisava contar suas coisas. Mas à medida que a vida foi mudando, ele começou a construir moradias, a se dedicar à agricultura e ao pastoreio. Surgiu a necessidade de controlar o que tinha. Assim, por exemplo, o pastor começou a ter de controlar o seu rebanho.
Como registrar:
A Necessidade de registrar as contagens, este controle de quantidades exigia o registro delas. Para isso, os homens primitivos utilizavam marcas em pedaços de madeira, em pedras, ossos, nós em cordas e etc.







Agrupando os registros:
Estas contagem de 1 em 1 nem sempre era suficiente. Para contar quantidades maiores, o homem começou a fazer agrupamentos de 5 em 5, de 10 em 10, de 20 em 20. Surgiu daí a idéia de agrupamentos de contagem. Para cada um deles eram utilizados diferentes recursos: alguns usavam partes do corpo (a mão esquerda, por exemplo, representa um grupo de 5); outros criavam símbolos.

Sistema de numeração: Os símbolos passaram a constituir sistemas de numeração. Um sistema contém a base de contagem e os símbolos para representar os agrupamentos.
Nós utilizamos o sistema de numeração decimal: de base 10, com 10 símbolos. Esse sistema foi criado pelos hindus, que viviam às margens do rio Indo, na Índia, e foi levado até a Europa pelos árabes. Por isso, os algarismos 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9 são chamados de indo-arábicos.
O zero foi inventado para representar a ausência de tudo, os hindus também criaram um símbolo que expressa o vazio. Dessa forma, foi resolvido o problema da ausência de um algarismo para representar as dezenas e centenas, como 21 (vinte e um) e 201 (duzentos e um), entre outras.

O formato dos caracteres numéricos que usamos foi traçado de modo que cada símbolo tenha uma quantidade de ângulos correspondente ao número que ele mesmo designa. Logo, o numeral “1” tem um ângulo; o "2" tem dois ângulos; o "3" tem três ângulos e, assim, sucessivamente. Apenas o "0" não tem ângulo nenhum. Observe a imagem!

Com o nosso sistema de numeração, usando apenas dez símbolos diferentes, podemos escrever qualquer número, enquanto que, nas numerações egípcia e romana, para se escrever números muito grandes seria preciso criar novos símbolos: um para o dez mil, outro para o dez milhões, outro para o cem milhões etc.
 Os sistemas de numeração egípcio e romano apresentavam ainda outra dificuldade: era muito trabalhoso efetuar cálculos usando esses critérios.
Essas dificuldades foram superadas pelos hindus, que foram os criadores do nosso sistema de numeração.


Algumas escritas primitivas de 1 a 10:









Nenhum comentário:

Postar um comentário